terça-feira, 4 de dezembro de 2012

I CAMPEONATO NACIONAL DE BANDAS

Vencedora do I Campeonato Nacional de Bandas de 1977. Regente Alfredo Alexandre Pelegatta.

A Corporação Musical "Maestro Francisco Paulo Russo" de Araras, representando o Estado de São Paulo, acaba de vencer o I Campeonato Nacional de Bandas... (Jornal Tribuna do Povo - 3 de julho de 1977)

  
(clique sobre a foto para ampliá-la)

__________________________________________

arquivo de Nelson Martins de Almeida (in memoria)
recuperado e postado por Inajá Martins de Almeida(filha)
04/12/2012 

MONUMENTO À BANDA DE ARARAS

No dia 15 de agosto de 1980, numa homenagem consagradora do povo ararense, inaugurou-se na Praça Barão de Araras, o Monumento Comemorativo da Conquista do I Campeonato Nacional de Bandas de Música, promovido pela FUNARTE, sob os auspícios do Ministério da Educação e Cultura e realizado no Rio de Janeiro em 1977.

O Monumento constituído de uma base de mármore, sustenta uma grande lira estilizada, em bronze, idealizada e esculpida pelo artista plástico Angel Rojo Merino, uma oferta de contribuições particulares, oferecidas poe empresas de Araras. A base em mármore foi uma contribuição da Marmoraria Carrara de Irmãos Vecchin. O movimento para as adesões foi iniciado em abril do corrente ano, pelo comerciante Antonio Fuzaro, presidente da Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo.

(dados extraídos do jornal "A Cidade", Araras, 21 de agosto de 1980)

Na foto maestro Pellegata

___________________________
arquivo de Nelson Martins de Almeida (in memoria)
recuperado e postado por sua filha Inajá Martins de Almeida em 04/12/2012)



A LIRA "CARLOS GOMES" - ARARAS 1928

Em 1928, o maestro Francisco Paulo Russo surpreendeu a todos, com a formação desta composição de músicos, que não se poderia chamar de "Bandinha", só porque seus integrantes eram mirins. 

Era uma banda mesmo, já que integrada por 23 elementos que tocavam "como gente grande". Da dedicação do maestro surgiu uma plêiade de jovens e futuros musicistas.



A 7 de setembro de 1929 - data comemorativa do 107º aniversário da Proclamação da Independência, a Lira Infantil Carlos Gomes saia à rua, fazendo alvorada. Os músicos tomaram café no hotel de Guerino de Salvi, no antigo Largo do Hospital e à noite realizaram seu concerto no coreto da Praça Barão de Araras.

Da formação desta Banda, apenas três músicos remanescentes a 7 de setembro de 1979 comemoraram seu cinquentenário de atividades a serviço da música em Araras: Pellegata, Viganó e Montagnolli.

(texto de Nelson Martins de Almeida por sua filha Inajá Martins de Almeida)

_______________________________

Interessante acrescentar algumas informações extras:

http://www.apaacultural.org.br/araras/quem_foi.php

http://www.apaacultural.org.br/araras/

http://www.araras.sp.gov.br/e/?c=noticias&i=9546

http://bandadocoreto.blogspot.com.br/

http://pt-br.facebook.com/events/417333524959562/

http://www.cidadespaulistas.com.br/cid/default.asp?c=38

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...