quarta-feira, 22 de setembro de 2021

FESTA DA ÁRVORE EM CLIMA DE RETRETA

Aos 13 de junho de 2021 a Corporação Maestro Francisco Paulo Russo faz exuberante apresentação musical nas dependência da Secretaria da Cultura de Araras.

Sob a batuta do Maestro Maikell Morelli, num ressoar de notas musicais que bailam no ar, aquecem corações, emociona os presente.

O repertório, ricamente preparado para a ocasião, dá início aos festejos da Festa da Árvore em Araras - que se orgulha em ser a primeira cidade a comemorar tal feito, já em 1902.

O poema de Walter Russo, expressa o sentimento de uma árvore, ao mesmo tempo em que, em prece exorta o cuidar.

É a natureza de Deus manifestada em sementes, troncos, caules, folhas, flores, cor e perfume.

Não há como deixar que lágrimas rolem aos primeiros trinados do Hino às Árvores, de João Julião, seguido pelo cantar dos pardais, com seus segredos, cujo autor e atual secretário de cultura de Araras, verteu lágrimas em sua sensibilidade de homem que chora, o choro dos amantes da natureza, com seus regalos, balouçaram galhos que aplaudiam alegremente a magistral Corporação Maestro Francisco Paulo Russo.

É o Jubileu que Anacleto de Medeiros tão bem soube expressar em composição melódica, seguido por Braguinha quando suas Pastorinhas adentram o espaço, cantando na rua, lindos versos de amor...

E como apoteose, o maestro Morelli premia o ensejo com o grande mestre Nazareth e seu brejeiro.

Manhã de sol aberto, as árvores se alegram e agradecem. 

O registro se faz necessário para que gerações vindouras relembrem e comemorem feito histórico que tanto enaltece nosso município.

Que venham outras tantas Festas das Árvores.  

 


clique no link para assistir: 

https://www.youtube.com/watch?v=G6YKytJ1pAs


Repertório

Hino às Árvores - João Julião O Segredo dos Pardais - Fredo Júnior Jubileu - Anacleto de Medeiros As Pastorinhas - Braguinha Brejeiro - Ernesto Nazareth Regência: Maikel Morelli Flautas: Ana Maria Ribeiro Leni Perisatto de Paula Clarinetes: Leandro Ferraz Leandro Viginotti Saxofones: Márcio Meliscki Jonathas Cordeiro Trompetes: Eduardo dos Santos Murilo Casagrande Trombones: Marcos Douglas Miranda Jorge Pires Tuba: Moisés Junior Percussão: Maria Fernanda Ribeiro Ricardo Henrique Paiva


--------------------------------

Texto, montagem, capturas de imagens, publicação no Blog - Inajá Martins de Almeida

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

REGENTE DA BANDA MARCIAL DO SAYÃO E O ÁLBUM DAS BANDAS DE ARARAS

Aos quinze dias do mês de setembro de 2021, as co-autoras Inajá e Matilde, agraciam o professor e regente da Banda Marcial do Sayão Futebol Clube, Nielty M.dos Santos, com o exemplar do Álbum das Bandas de Araras, autoria Nelson Martins de Almeida.

A Banda Marcial do Sayão formada em 1994, abrilhanta a cidade com apresentação magistrais. O Álbum contempla matéria expositiva sobre sua formação.

Na foto, Inajá, Nielty e Matilde, demonstram o carinho ao disseminar o registro histórico que o tempo se incumbirá de contar através das gerações.



terça-feira, 14 de setembro de 2021

SESI RECEBE O ÁLBUM DAS BANDAS DE ARARAS

 A Biblioteca do Sesi em Araras, através do Secretário de Cultura, Fredo Junior,  recebe um exemplar do Álbum das Bandas de Araras.

Os horizontes são alargados. O conhecimento transferido aos rincões. A banda se faz representar através da história tocada, falada e documentada.

Cento e quarenta e dois anos de manifestações bandísticas em Araras, desde 1879. Que venham outras tantas mais.






captura de tela e postagem - Inajá Martins de Almeida




domingo, 15 de agosto de 2021

CORPORAÇÃO MUSICAL MAESTRO FRANCISCO PAULO RUSSO BRILHA NOVAMENTE


"A BANDA ESTÁ DE VOLTA



toque sobre a imagem para visualizá-la

______________________________________________

Manhã de 15 de agosto de 2021 a Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo, sob a batuta do maestro Maikel Moreli emociona amantes das bandas com a divina arte, sempre eterna.

Com o tema "A magia da Disney", a live promovida pela Secretaria de Cultura de Araras, através de seu secretário Fredo Junior, proporcionou momentos de puro deleite e emoção, ao despertar em cada coração a magia de retornar aos bastidores da criança que retorna ao palco através de Aladim, Tarzan, o rei leão, Moana, Frozen. É o happy de se perceber envolvido em sonhos e encantamento numa manhã suave e amena, ao som dos instrumentos que se mesclavam em harmonia vibrante.

Cada lar teve assim a oportunidade de se tornar uma grande sala de espetáculo. Quatro paredes abriram-se ao universo galático, ultrapassando fronteiras.

Assim, enquanto ainda a emoção fluía por entre as veias, lágrimas se deixavam rolar pelo rosto, eis que a fala do secretário vem expressar em palavras todo esse contexto que, sem dúvida representa cada um de nós.

"Qualquer palavra que eu possa dizer não será capaz de traduzir e muito menos explicar o que estou sentindo. E quem me conhece um tantinho deve imaginar que neste momento estou debulhado em lágrimas. Não de tristeza, mas de profunda emoção e alegria. Obrigado, obrigado, obrigado, a todas as pessoas envolvidas que puderam proporcionar o maravilhoso espetáculo apresentado pela Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo neste domingo de feriado tão especial para Araras. Fazer parte deste dia é motivo de orgulho e honra, e isto eu levarei comigo até o fim da minha jornada. E acredite, apesar de todas as adversidades que passamos em nossa vida, Deus sempre nos diz Hakuna Matata. O que precisamos é aprender a confiar, vivendo um dia de cada vez. A Banda está de volta". - Fredo Junior - Secretário de Cultura de Araras


ACOMPANHE A LIVE



_____________________________________

captura de imagens, montagem e postagem de Inajá Martins de Almeida



sexta-feira, 23 de abril de 2021

SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA - MONUMENTO À LIRA

 

No dia 22 de abril de 2021, Inajá e Matilde participaram de reunião com o Secretário e sua equipe, na Secretaria Municipal da Cultura de Araras, quando se tratou a retomada da revitalização dos monumentos históricos da cidade.  



A Lira, monumento que representou a conquista da premiação nacional das bandas de músicas, da qual a Corporação Maestro Francisco Paulo Russo sagrou-se campeã em 1977, erigida na praça Barão de Araras em 1980 e que anos após foi roubada, não obstante seus 50 quilos de cobre, sobre pilar em mármore, volta agora ser alvo dos olhares do poder público para que se faça jus aos munícipes seu láureo, uma vez que essa iniciativa partiu do comerciante Antonio Fuzaro (Nicola), Nelson Martins de Almeida (Historiador) e Angel Rojo (artista plástico) idealizador.


O momento marcou o encontro das coautoras do Álbum das Bandas de Araras, Inajá Martins de Almeida, Matilde Ap.Salviato Viganó, Fredo Júnior, Secretário da Cultura, Larissa e Fernando Pires (Nando) músico.

As redes sociais puderam compartilhar desse acontecimento, assim como os registros neste espaço de divulgação da história, porque realmente Fredo, "a Banda Maestro Francisco Paulo Russo é a história viva de nossa arte".

O coreto, os domingos, os festejos sempre marcados pelos repiques instrumentais anseiam retorno breve. 

__________________

por Inajá Martins de Almeida 


domingo, 28 de março de 2021

EXPOSIÇÃO VIRTUAL INHANA - Secretaria da Cultura de Araras

Belíssima exposição virtual sobre a grande interprete do cancioneiro brasileiro - Inhana - ararense que deixou legado para a cidade que a viu nascer.

Algumas fotos do Álbum de Araras, autoria de Nelson Martins de Almeida,  registram momentos vividos pela cantora na sua cidade natal.

Acompanhem toda a matéria, digna destes comentários neste blog. Parabéns aos idealizadores.



https://sites.google.com/view/exposicaoinhana



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...