terça-feira, 18 de setembro de 2012

ÁLBUM DE ARARAQUARA - 1948









Álbum de Araraquara - 1948
de MARTINS DE ALMEIDA, Nelson
Ano: 1948
Nº de Páginas: 0 pp.
Editora:





A elaboração de um trabalho dessa natureza, geralmente denominado “álbum” ou “almanaque”, que era muito comum no passado ( muito embora Araraquara só tenha editado dois, este e aquele de 1.915) objetivava traçar um retrato do momento de sua edição, no que diz respeito às autoridades constituídas, vida política, produção rural, comercial e industrial. Era comum também reviver a história, publicar crônicas, poemas, acrósticos, refletindo a evolução cultural. Este álbum de 1.948 não foge à regra e, assim, apresenta um quadro bastante completo e favorável dessa Araraquara de meados do século XX. 






AUTOR: Nelson Martins de Almeida , redator-produtor do “Álbum de Araraquara”, edição de 1.948, nasceu a 19 de março de 1918, em Araras-SP, na Fazenda Campo Alto, sendo criado em S.Paulo, onde estudou comércio, publicidade, taquigrafia e jornalismo. Aos 19 anos, prestou serviço militar na Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, saindo em outubro de 1938. Foi taquígrafo da Associação Paulista de Medicina e trabalhou em outras empresas. Organizou e publicou várias revistas de engenharia e arquitetura. Chegou a Araraquara em julho de 1.947, com plano de estudar e escrever o histórico da cidade.







clique sobre as imagens para ampliá-las 



ÁLBUM DE ARARAQUARA DIGITALIZADO

A Câmara Municipal de Araraquara, através da Escola do Legislativo e sua equipe, encabeçada por Silvia Gustavo, entrega à cidade o Álbum de Araraquara digitalizado.
Agradecemos tal feito e nos sentimos honradas pela memória de meu pai. (06/09/2016)


http://www.camara-arq.sp.gov.br/site/index.php/album-de-araraquara-1948/
__________________



fonte texto: http://www.plataformaverri.com.br/index.php?bib=1&local=book&letter=A&idCity=4&idCategory=1&idBook=15
_______________________________


capturas e montagem de Inajá Martins de Almeida
São Carlos 19/03/2013 - data em que Nelson Martins de Almeida  completaria 95 anos  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...