quarta-feira, 20 de março de 2013

GALERIA DE OBRAS DE NELSON MARTINS DE ALMEIDA

Em 19 de março de 2013 Nelson Martins de Almeida completaria 95 anos. 
Em maio de 2012 deixava seu legado histórico e biográfico para as gerações vindouras.
A esta sua filha coube resgatar parte de uma vida entre linhas e fatos históricos.
A página traz algumas obras da sua produção.

clique sobre a imagem


Nos idos de 1918 Alfredo Martins de Almeida, avô desta que registra, prestava serviços como Contador (Guarda Livros - termo da época) ocasião em que a esposa Aida Colavisa de Almeida (avó), agracia-lhe com o filho Nelson.

Criança ainda, Nelson acompanha os pais para a capital paulista, onde inicia seus estudos, afastando-se desta feita da cidade natal.

O tempo passa a ser contado. Jovem, estudando, trabalhando, vê o destino aproximar aquela que iria tecer pontos para  retornar às suas memórias, jamais apartadas do seus retalhos de infância na fazenda Campo Alto.

A jovem, Dalila,  da família ararense Salviatto, em férias na casa do tio paterno Primo Salviatto, encontra-se com o rapaz Nelson. 

Início da década de 40 - ano 1941 - o encontro.  O casamento aconteceria em 1944, marco este que se perpetuaria numa longa e frutífera união contada em seis décadas. Sessenta anos. Mais poderiam ser agregados, não fora o desenlace desta em 2004.

Aquela bela jovem - Dalila Salviatto de Almeida - pode então compactuar como cúmplice entre lãs, linhas e livros, como esta filha costuma registrar.

Dalila - artesã das lãs. Nelson - artesão das linhas, dos fatos históricos registrados nas obras que se contam em dezenas. Inajá - a filha - não há como negar: artesã das linhas, das linhas e dos livros.     
__________________________

  • 1946 - O FORASTEIRO
Edição única sobre a arquitetura de Santos, em fotos. Prédios, casas suntuosas. Eram os idos de 1946.  
  • 1948 - ÁLBUM DE ARARAS



Salvador Baggio Jr., Nelson Martins de Almeida, Arnando Russo e Américo Venâncio Padula

Usina Palmeiras - cidade de Araras/SP - 1949

foto do arquivo particular do prof. Wenilton Daltro
captura, tratamento imagem e postagem: Inajá Martins de Almeida
foto enviada via facebook - São Carlos - 20/3/2013
__________________________


  • 1948 - ÁLBUM DE ARARAQUARA 


A elaboração de um trabalho dessa natureza, geralmente denominado “álbum” ou “almanaque”, que era muito comum no passado ( muito embora Araraquara só tenha editado dois, este e aquele de 1.915) objetivava traçar um retrato do momento de sua edição, no que diz respeito às autoridades constituídas, vida política, produção rural, comercial e industrial. Era comum também reviver a história, publicar crônicas, poemas, acrósticos, refletindo a evolução cultural. Este álbum de 1.948 não foge à regra e, assim, apresenta um quadro bastante completo e favorável dessa Araraquara de meados do século XX. 

AUTOR: Nelson Martins de Almeida , redator-produtor do “Álbum de Araraquara”, edição de 1.948, nasceu a 19 de março de 1918, em Araras-SP, na Fazenda Campo Alto, sendo criado em S.Paulo, onde estudou comércio, publicidade, taquigrafia e jornalismo. Aos 19 anos, prestou serviço militar na Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, saindo em outubro de 1938. Foi taquígrafo da Associação Paulista de Medicina e trabalhou em outras empresas. Organizou e publicou várias revistas de engenharia e arquitetura. Chegou a Araraquara em julho de 1.947, com plano de estudar e escrever o histórico da cidade.

  • 1951 - ÁLBUM DE RIO CLARO








  • 1952 - ISTO É SÃO CAETANO DO SUL 



  • 1953 - RETRATOS ARARAS ANTIGA




  • 1953 - MUNICIPALIDADES PAULISTAS 


  • 1954 - ELES CONSTRUÍRAM A GRANDEZA DE SÃO PAULO

ALMEIDA, N. MARTINS; Eles Construiram a Grandeza de São Paulo - in memeorian; 1a. Ed.,Ed.Soc.Brasileira de Expansão Comercial Ltda,SP,1954,V.1,318p
Biblioteca do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura do Município de São Paulo. 
Hemeroteca da Sessão de Documentação Jornalística do Departamento de Documentação e Informação da Câmara Municipal de São Paulo.
Sistema de Informação ao Cidadão da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.





  • KORYBUT-WORONIECK, Jan. Eles construiram a grandeza de São Paulo (in memoriam). São Paulo: Sociedade Brasileira de Expansão Comercial, 1954. 317 p.


OBS:-
  • As informações foram encontradas através da internet. 
  • A obra fora editada em parceria Nelson Martins de Almeida e Jan Korybut-Woronieck
  • A obra pode ser consultada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade - segundo informações encontradas nesta data 13\04\2013 por esta que escreve - Inajá Martins de Almeida  

  • 1957 - ÁLBUM FUTEBOLÍSTICO DE SÃO PAULO


  • 1957 - CLUBES DO FUTEBOL PAULISTA - v.1


Álbum em capa dura, 300 páginas, ricamente ilustrado. Raro exemplar deste álbum que traz um amplo mapeamento dos clubes de futebol profissionais e amadores da capital paulista. Com a história de suas fundações desde o século XIX.
  • 1958 - NASCE UMA METRÓPOLE - participação 


  • 1959 - GALERIA BIOGRÁFICA PAULISTA


  • 1966 / 1968 - REVISTA DE ARARAS - 12 edições 

REVISTA DE ARARAS - Araras - 1966 / 1968 - doze edições


  • 1968 - ARARAS ADMINISTRAÇÃO Ivan Estevam Zurita


Publicação Prefeitura Municipal de Araras Assessoria de Imprensa - 1968
Coordenação e Redação de Nelson Martins de Almeida


  • 1975 - REVISTA DO REBANHO - edição única


REVISTA DO REBANHO - São Paulo / 1975 - edição única
____________________________

Fotos dos álbuns : Elvio Antunes de Arruda
Montagem e postagem : Inajá Martins de Almeida

Um comentário:

O Enigma disse...

Olá Responsável por este Blog.
Há tempos tenho procurado alguém responsável pelo acervo do notável Nelson Martins de Almeida!
Fiquei muito feliz ao descobrir este Blog na internet, e de saber que alguém está cuidando de tão vasta obra deste ilustre ararense.
Gostaria muito de manter contato para saber de alguns fatos da historia de Araras, que preciso para faser um trabalho universitário.Se possivel poderiam me contatar pelo e-mail: recrutante@gmail.com Muito grato pela atenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...