segunda-feira, 2 de maio de 2016

CONDECORAÇÕES e DIPLOMAS

Ao longo dos seus 94 anos Nelson Martins de Almeida, meu pai, buscou para si o caminho das letras. As dificuldades financeiras não serviam de barreiras para o pesquisador incansável. Ao homem guerreiro a idade, a visão turva, a audição a lhe comprometer a comunicação externa, nada, nada, fora entrave para consigo sempre um papel para anotações.

Ao recolher papéis amarelecidos pelo tempo, encontro seus diplomas, certificados, medalhas, muitas das quais jamais tornou ciente esta que escreve, dado o tempo em que estivemos apartados pelas incumbências de trabalho e família, muito embora jamais nos permitimos a distância por longos períodos.

Em nossos últimos tempos tivemos a oportunidade de convivermos muito próximos, quando passamos a morar juntos - mãe, pai e meu filho.

Agora este espaço, criado em 2010,  tenta recupera o tempo e dar o devido lugar àquele que conquistou o seu na história da municipalidade brasileira, uma vez que seus trabalhos ultrapassaram municípios.

A precisão não chega a ser exata, uma vez que de forma mais criativa do que profissional, buscamos registrar o material que temos em mãos, tendo em vista que muito se perdeu em meio às mudanças que o ofício nos direcionou. Foram muitas cidades, muitos trabalhos, muitos anos dedicados a cultura, educação, história, além do mais a dedicação com a família. Soube como poucos manter uma esposa, um lar, filhos e netos. À companheira Dalila, de família ararense fora uma convivência de 64 anos, entre os 60 de casados e 4 de flertes, namoro, noivado. Os filhos, dois - Inajá (esta que registra) e Itabajara (este falecido) - os netos em número de três e os bisnetos a contar cinco.
   

_____________________________  

Medalha Cultural Olavo Bilac - dezembro 1980 

outorgada pela Sociedade Brasileira de Estudos Municipalistas










O Historiador Nelson Martins de Almeida, em companhia do Comendador Luiz Francisco Guarina, no Clube Hispano Brasileiro de São Paulo, por ocasião do banquete comemorativo de encerramento do ano de atividdes da Sociedade Brasileira de Educação e Integração.









XXXX


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...