domingo, 11 de agosto de 2019

PALAVRAS DE UMA FILHA

Por Inajá Martins de Almeida


Meu pai. Vejo tua idade avançar. Quieto, absorto em leituras, compenetrado em pensamentos. Ora lê. Ora escreve. Pouco fala. A audição e os passos lentos lhes dão sinais da longevidade, mas a mente mostra lucidez aguçada, que o tempo não corrompe. 

Meu pai. Olho para ti e vejo o homem vigoroso do passado; Historiador a buscar a veracidade dos fatos históricos, minucioso em teus apontamentos e edições que se multiplicaram ao longo de tua jornada. 


Meu pai. Percebo em ti, que são poucos os que se dedicam a ouvir histórias - quantas puderas ouvir de mim; assim como também são poucos os que se dedicam a contar histórias - quantas me puderas contar - e, por serem poucos, são raros, verdadeiros e necessários. 

 Meu pai. Neste dia elegido a todos os pais, rememoro teus passos firmes e seguros, aqueles que forjaram a criança em mulher que me tornei.

Meu pai. Resgato, em minha memória, tua preocupação, teus derradeiros dias, olhos marejados a fitar os meus, ao sentires a partida breve, eminente - eu a desconversar.

Meu pai. Decorridos anos de tua partida, este dia, esta comemoração, ainda que rodeada a tantos pais, não tem mais o mesmo sabor. Tua ausência me requer momentos de nós – e foram tantos. 

Meu pai. Neste momento, entretanto, o que forte me vem às linhas é aquela nossa última conversa; teu olhar entristecido a mirar o meu; teu cuidado e zelo de sempre a observar meus passos; tua fala em sussurro, baixinho a inquirir: 

 _ Você ficará bem? 

 Meu pai. E, ainda que embargada por lembranças tantas, se estou a escrever, é porque tuas mãos me encaminharam aos primeiros passos, às primeiras letras e a elas recorro para expressar minha eterna gratidão  – meu pai, meu verdadeiro herói. 

Pois saiba, pai, que há pessoas que partem, apenas partem; há pessoas que partem e se vão, entretanto, há pessoas que se vão e não partem...


___________________

Neste dia 11 de agosto de 2019 - Dia dos Pais - a motivação forte me sobreveio aos compor algumas palavras ao meu pai, aquele que ausente se torna tão presente. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...