domingo, 30 de abril de 2017

HISTÓRIA DAS BANDAS DE ARARAS


A Tribuna do Povo em 29 de abril de 2017 edita matéria sobre o ÁLBUM DAS BANDAS DE ARARAS" - autoria do Historiador Nelson Martins de Almeida, sob organização e co-autoria de Inajá Martins de Almeida e Matilde Ap.Salviato Viganó

O lançamento está previsto para o mês de julho.




_________________

texto em sua íntegra - por Inajá Martins de Almeida

ÁLBUM DAS BANDAS DE ARARAS – documentário histórico

No ano em que a Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo” comemora 40 anos de sua conquista máxima – Campeã Nacional em Concurso de Bandas / 1977 – a municipalidade ararense será  premiada com a edição do Documentário Histórico das Bandas de Araras, o mais completo Álbum editado, dentro do município.

Nelson Martins de Almeida – Historiador de Araras – editor do Álbum de Araras em 1949, novamente se faz presente. Falecido em 2012, aos 94 anos, deixa o álbum, título e parte do conteúdo previamente esboçado, em que limita os primórdios das primeiras manifestações musicais no final de século XIX; avança o século XX, abstraindo fatos marcantes, como  fora a conquista em 1922 pelo Maestro Francisco Paulo Russo no centenário da Independência do Brasil e se detém aos registros da atualidade entre os anos que antecederam a premiação, – a conquista em 1977 – as homenagens, títulos e honrarias aos músicos, criação e entrega da Lira em praça pública em 1980.

Seu esboço cuidadosamente registra biografias dos maestros eméritos que elevaram Araras a patamares nacionais – Francisco Paulo Russo (1922), Alfredo Alexandre Pelegatta (1977); músicos inspirados e inspiradores como o foram Hugo Montagnolli e família, Luiz Carlos Morgili, José Barbosa de Brito, Carlos Viganó e Marco Antonio Meliscki que, jovem, reconhece a conquista do campeonato nacional, ingressa na corporação, sem imaginar que o futuro lhe reservaria a batuta. Carlos Gomes que durante longo período emprestara o nome a Corporação em município ararense não se faz esquecido pelo autor/historiador; como Corporação Musical “Carlos Gomes”, sagra-se campeã na capital paulista, quando das festividades em 1922.   

Assim é que o Álbum das Bandas de Araras pode ser dividido em duas fases: a primeira entre 1879 até 1977; a segunda, os anos que seguiram o pós-campeonato nacional até a configuração da Banda a se transformar em Orquestra de Sopros de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo” em 2015.

As organizadoras, co-autoras e primas, em parentesco familiar, Inajá Martins de Almeida (filha do Historiador) e Matilde Ap.Salviatto Viganó (filha do músico Carlos Viganó), decorridos os anos entre a conquista e a atualidade, puderam avançar em pesquisas, entrevistas, fotos, fatos curiosos.

A concretização da Escola de Música “Carlos Viganó”,  que quatro décadas antes era vislumbrada por  um dos jurados, durante as fases eliminatórias. Era Celso Woltzenlogel,  emocionado, diante dele estava “uma banda que poderia cumprir perfeitamente o papel de uma escola de música em Araras. Era também o sonho do maestro Paulo Russo a se concretizar. Batalhador, este, incansável, desde os primórdios do século passado, criava curso para piano, arregimentava jovens para compor diversas bandas, transformava adolescentes em verdadeira plêiade de músicos que, em tempos modernos vêem no legado a continuidade de um a inspirar tantos outros. Cria-se então a Escola de Música com o objetivo de formar músicos para as corporações vindouras.



Assim é que, num momento festivo, nestes quarenta anos decorridos entre 1977 e 2017, as organizadoras entregam a obra que demandou anos de pesquisa, paixão e envolvimento, como num concerto a quatro mãos harmoniosamente executado. Legado este que se espera continuidade de propósito, uma vez que o trabalho há que se perpetuar através dos que a frente segue. Para tanto, à História não se permite ponto final. Cabe assim as reticências...
_______________


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...