domingo, 16 de julho de 2017

CORPORAÇÃO MUSICAL "MAESTRO FRANCISCO PAULO RUSSO" - homenagem




O mês de julho ficará para sempre na memória dos ararenses, especialmente os apreciadores de uma boa música e os apaixonados pela rica história do município. É que neste ano de 2017 a Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo” de Araras comemora 40 anos do 1º Campeonato Nacional de Bandas de Música realizado pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) e FUNART (Fundação Nacional das Artes) realizado na sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, em 1977.


Em razão deste feito histórico, a Câmara Municipal de Araras, por solicitação do presidente do Poder Legislativo, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho, prestará uma homenagem aos integrantes vivos da banda e aos familiares dos demais, em sessão solene, no dia 20 de julho, no plenário Bruno Moysés Batistela.
Desde 1879, Araras sempre teve Bandas tradicionais, que fizeram sucesso e a alegria da população ararense. Em 1905 o maestro Pusoni criou a Banda Carlos Gomes que passou a ser regida pelo Maestro Francisco Paulo Russo. Essa banda foi considerada a melhor do interior paulista.


Em 1922 participou das comemorações do Centenário da Independência do Brasil em São Paulo. Nessa ocasião o maestro Paulo Russo conquistou o 1º lugar na classificação geral das Bandas e recebeu do povo de Araras uma batuta de ébano e ouro em reconhecimento. Após 1930, a Banda contou com a regência dos maestros Hugo Montagnolli, Barbosa de Brito e Benedito de Moraes.  

Em 1971, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araras, a Corporação Musical foi reorganizada e assumiu então a regência o Maestro Alfredo Pelegatta. Foram muitos títulos conquistados até 1976, quando sagrou-se campeã estadual do concurso de bandas, promovido pela Secretaria de Promoção Social do Estado de São Paulo, passando então a concorrer ao título de banda campeã nacional no ano seguinte.
Em 1977, teve início o 1º Campeonato Nacional de Bandas, promovido pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura e Funart – Fundação Nacional de Artes – quando a Corporação participou de três eliminatórias que foram gravadas nos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro.
A banda ararense participou com as músicas Walkiria, Suíte Nordestina, Newton, Num Mercado Persa, Moça/Progresso, Hei de Vencer, Cantos Nordestinos e Seleção nº 1. Em todas as apresentações a Corporação foi agraciada com a nota máxima.
Na final, conseguiu o feito histórico ao conquistar o título derrotando na final bandas tradicionais da Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. A banda ararense apresentou as músicas Bento Barbosa de Brito, Velho Titão e Os Mendigos, recebendo nota 10 de todos os jurados presentes no evento.
Após a conquista, os integrantes da banda “Maestro Francisco Paulo Russo” seguiram para Brasília onde fez uma apresentação no Ginásio de Esportes Presidente Médici, emocionando um público de mais de 15 mil pessoas presentes no evento, inclusive o excelentíssimo presidente da República na época, o General Ernesto Geisel e outras autoridades. Na oportunidade o Maestro Alfredo Alexandre Pelegatta recebeu das mãos do então presidente, o troféu Paulo Roberto da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino.

Após todas essas conquistas, a banda foi recebida em Araras com muita festa e alegria, desfilando em carro aberto pelas ruas centrais da cidade.
Em 1993 a Corporação teve a regência do maestro Luiz Carlos Morgili. Em 1994 assumiu o Maestro Marco Antônio Melinski, que ainda comanda a Orquestra de Sopros de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo”, que conquistou títulos importantes nos anos de 1996, 97, 98, 99 e 2000. Em 2005 conquistou o 1º lugar no concurso de bandas “Zequinha de Abreu” na cidade de Santa Rita do Passa Quatro.
Livro sobre a Banda
A história da Corporação Musical “Maestro Francisco Paulo Russo” estará estampada nas páginas do livro “Álbum das Bandas de Araras”. A obra é de autoria do historiador Nelson Martins de Almeida, que faleceu em 2012, aos 94 anos e que está sendo concluída pelas coautoras e primas, em parentesco familiar, Inajá Martins de Almeida (filha do Historiador) e Matilde Aparecida Salviatto Viganó (filha do músico da Banda Carlos Viganó).
Os integrantes da Banda premiada em 1977
Dos 35 músicos integrantes da banda campeã do Primeiro Festival de Bandas realizado pelo MEC/ Funart no Rio de Janeiro em 1977, apenas cinco estão vivos, Hugo Tadeu Montagnolli, José Ângelo Francatto, Fernando Antônio Dametto, Luiz Carlos Morgili e Júlio de Oliveira.
Os demais músicos já faleceram, Abel Antônio da Silva, Arlindo Cressoni, Odair Alves Isidoro, Paulo Norberto de Castro, Avelino Brufato, Ariel Alves de Oliveira, Carlos Viganó, Dorival Burger, Elias Alves da Cruz, Hugo Montagnolli Junior, Wilson Rodrigues de Almeida, Antônio Squissato, Ely Montagnolli, Fioravante Evangelista, José da Luz, Luiz Carlos Caramello, Walter Francisco Bragança, João Moreira de Campos, José Donatti, José Franco, Milton Fabre, Oswaldo Aparecido Burger, Lucindo de Souza, Mário Silva, Natalino Montagnolli, Ademir Alves, Otávio Mariano, Benedito Aparecido Ribeiro, Joaquim dos Santos e o maestro Alfredo Alexandre Pelegatta. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...